Como vender mais com um chat na sua loja virtual ou ecommerce

Oferecer um excelente atendimento ao cliente pode ser um dos maiores – se não o maior – diferencial entre seu negócio e a concorrência. Por isso, especialmente para empresas que atuam no mercado digital, é necessário reconhecer que o e-mail, atendimento via telefone ou WhatsApp não é o suficiente para ajudá-lo a converter mais visitantes em clientes e gerar mais negócios.

Neste artigo, vamos apresentar dicas sobre como vender mais com um chat online na página de seu negócio. Mas antes, é necessário falar um pouco mais sobre porquê este canal de atendimento se destaca dos demais, acompanhe:

Qual o diferencial do chat online?

O chat online é um canal de atendimento que oferece uma plataforma de comunicação em tempo real entre qualquer visitante acessando a página de seu negócio e os representantes da equipe de atendimento ou vendas.

Seu maior diferencial é o fato de ele estar presente diretamente de dentro da página, permitindo que um visitante entre em contato e receba resposta em tempo-real sem precisar parar de navegar por suas categorias – e potencialmente encontrar alternativas em seus concorrentes.

Assim, ele é capaz de aumentar sua taxa de retenção, além de oferecer recursos profissionais – não presentes em aplicativos como o WhatsApp – que te permitem, por exemplo, monitorar visitantes em tempo real e abordá-los com mensagens customizáveis, de forma proativa.

Como vender mais com um chat na sua loja virtual ou ecommerce

Confira ainda algumas estatísticas recolhidas em 2019 sobre a eficiência do canal de atendimento:

  • 73% dos clientes ficam satisfeitos com o atendimento via chat, contra 51% no e-mail e apenas 44% via telefone;
  • 62% dos clientes têm mais chances de retornar para a página de uma empresa no qual foram atendidos pelo chat online à websites que não disponibilizam este canal;
  • Oferecer chat online melhora em 20% as taxas de abandono de contato com consumidores e te ajuda economizar até 2.6 vezes mais no custo de retenção de clientes;
  • O chat online oferece o menor tempo de resposta entre todos os canais de atendimento online, sendo este, em média, 48 segundos;
  • Ele é considerado o canal de atendimento preferido pelos consumidores digitais que utilizam dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc).

Agora que apresentamos mais sobre porquê vale a pena investir no chat online e começar a conversar com seus visitantes enquanto eles ainda estão navegando na página, podemos apresentar as dicas para que atinja os resultados esperados.

Como vender mais com um chat na sua loja virtual ou ecommerce

1. Ofereça um excelente tempo de resposta

A primeira dica para vender mais com um chat online na página certamente está relacionada à velocidade do atendimento. Como mencionamos anteriormente, um dos principais diferenciais deste canal em relação aos demais é a possibilidade de estabelecer uma comunicação em tempo real com seus visitantes.

Porém, a verdade é que este diferencial não depende da plataforma ou solução utilizada, mas sim de sua equipe de atendimento.

É importante estar pronto para atender rapidamente e acompanhar suas métricas relacionadas ao tempo de resposta para que possa garantir agilidade.

Afinal, caso o consumidor não seja atendido em um intervalo de tempo aceitável, as chances são que ele irá simplesmente sair de sua página – mitigando a eficiência do atendimento.

2. Seja proativo para atender

Em um website, sem um chat online, não é possível abordar cada pessoa que acessa sua página – como ocorre em lojas físicas em um shopping, por exemplo. E a verdade é que essa abordagem pode fazer toda a diferença, especialmente no processo de aquisição de novos clientes e leads.

Um novo visitante pode simplesmente não saber o que você oferece ou até mesmo ter dificuldade encontrando o produto que deseja comprar.

Exatamente por isso, para que possa aumentar suas oportunidades e vender mais com um chat online, é necessário parar de ser reativo e esperar que clientes venham até você quando precisam de ajuda.

Com uma ferramenta de chat profissional, como o JivoChat, é possível configurar mensagens automáticas que serão enviadas assim que cada visitante acessar sua página. 

Frequentemente, um simples “Olá, posso ajudá-lo?” pode ser a diferença entre uma venda e um carrinho abandonado, por exemplo.

3. Ofereça um atendimento personalizado

Nenhum visitante quer acessar a página de seu negócio e ser atendido apenas por um Chatbot que o fará sentir-se apenas como “mais um”.

Pelo contrário, ao entrar em contato com sua equipe, clientes querem falar com representantes humanos e esperam receber um atendimento personalizado – ou seja, direcionado exclusivamente para suas próprias necessidades, desafios e interesses.

Portanto, faça perguntas que possam ajudá-lo a entender realmente o que o cliente precisa e evite fazer com que eles precisem repeti-las durante uma conversa no chat online.

4. Empregue técnicas de vendas através do chat

Não é porquê você está conversando via texto que não é possível empregar técnicas de vendas como o upsell e cross sell através do chat online.

Identifique quais são os produtos nos quais o cliente está interessado através do monitoramento de visitantes e então busque forma de aumentar o valor do ticket médio, como por exemplo ao apresentar produtos que possam complementar a compra inicial (cross sell).

Para exemplificar, se um consumidor estiver com um smartphone no carrinho de compras, ofereça capas de proteção, fones de ouvido ou protetores de tela durante a conversa no chat para realizar vendas cruzadas.

5. Integre-o aos demais canais

Por fim, uma das mais importantes dicas para vender mais com um chat online na página de seu negócio é integrá-lo a outros canais de atendimento, como sua ferramenta de e-mail, telefone, callback ou até mesmo aplicativos de mensagens, como o próprio Facebook Messenger.

Dessa forma, é possível oferecer um ecossistema de atendimento integrado e proporcionar uma experiência omnichannel – onde canais compartilham informações e sua equipe pode acompanhar atendimentos de múltiplos pontos de contato em uma única plataforma.

Assim, clientes não precisarão repetir seus problemas ao transitar do chat em sua página do Facebook ao telefone, por exemplo.

Quer começar a vender mais com um chat online?

Com essas dicas, você poderá conquistar mais visitantes e convertê-los em clientes através de uma solução de atendimento profissional já tão aclamada e popular no mercado nacional.

Agora, se ainda não utiliza um chat em sua loja, temos uma sugestão: instale o JivoChat gratuitamente em sua página e confira seu impacto nos resultados. Boas vendas!

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